A Fonte Luminosa, Parnarama-MA

A Fonte Luminosa, Parnarama-MA

terça-feira, 12 de abril de 2011


A pedido de Luciano Assembleia fará sessão especial em homenagem a Jackson

Viviane Menezes
Agência Assembleia


A Assembleia Legislativa realizará sessão solene em homenagem póstuma ao ex-governador Jackson Lago, falecido no dia 4 de abril. O requerimento, de autoria do deputado Luciano Leitoa (PSB), foi aprovado na sessão desta terça-feira, 12. A data e o horário da sessão ainda serão definidos.
“Pelo trabalho que o dr. Jackson Lago, em vida, desenvolveu pelo Maranhão”. Estas foram as primeiras palavras de Luciano Leitoa antes de submeter a matéria à deliberação do plenário. Ele usou o tempo de dez minutos – dedicado à defesa da matéria – para lembrar a trajetória de Jackson Lago como professor, médico e político, destacando especialmente a posição firme que sempre conservou em defesa dos seus ideais.
Com aparte dos deputados Carlinhos Amorim (líder da bancada do PDT) e Marcelo Tavares (PSB), que avaliaram a iniciativa como justa, o requerimento contou com a aprovação unânime do parlamento.
Durante o discurso Luciano Leitoa afirmou que o governo Jackson Lago foi marcado por erros e acertos, como qualquer governo. Entre os erros, na opinião do deputado, nenhum maculou o governo por desvirtuar qualquer categoria detrabalhadores, usando a imprensa como instrumento de persuasão.
“Em momento algum foram coagidos determinados segmentos da forma que tem sido coagido nesse momento”, declarou, numa alusão à greve dos professores da rede pública estadual. Luciano Leitoa destacou o apreço de Jackson Lago por esta categoria, lembrando que, além de médico, ele também foi professor.
GREVE DOS PROFESSORES
“Faço parte da Comissão de Educação [vice-presidente] e nós tentamos, por várias vezes, fazer uma reunião com a secretária de Educação e não foi possível”, declarou.
Na tentativa de intermediar pelo fim da greve, Luciano Leitoa lembrou que esteve na secretaria de Educação, acompanhado dos deputados César Pires (presidente da Comissão de Educação) e Marcelo Tavares, além de representantes do Sindicato dos Professores, na tentativa de ter uma audiência com a secretária. “Ficou certo que a secretária de Educação [Olga Simão] viria para esta Casa no outro dia, mas no outro dia ela não veio”.
Em aparte, o deputado Carlos Alberto Milhomem (DEM) declarou que Luciano Leitoa estava desvirtuando o Regimento Interno da Casa, ao discutir um assunto que não tinha ligação com o objeto da matéria, uma homenagem a Jackson Lago.
Luciano Leitoa rebateu, declarando que falar sobre Jackson Lago incomodava. Milhomem replicou, afirmando que o assunto não o incomodava, especialmente porque Jackson Lago era seu amigo particular. Em seguida o deputado Neto Evangelista (PSDB) também solicitou que Luciano Leitoa se ativesse ao teor do requerimento.
Luciano Leitoa argumentou que lembrar a postura política de Jackson Lago, considerando que ele também foi professor, não desvirtuava o conteúdo da matéria. “Sei que determinadas situações aqui incomodam alguns deputados, mas isso faz parte. Ainda bem que vivemos outro momento da vida política e é a este momento que eu quero me reportar”.
Destacando a trajetória de Jackson Lago como médico, Leitoa também afirmou que, assim como a Educação, o sistema público de saúde também vive um caos. “É nesse propósito que eu falo um pouco da educação e falo um pouco da saúde, porque não se pode falar de uma pessoa sem falar aquilo que ele foi”.
APARTES
As intervenções dos deputados Carlinhos Amorim e Marcelo Tavares mudaram o foco das discussões. Carlinhos Amorim avaliou como justa a homenagem. “Jackson Lago deixa exemplos para nossa geração, para gerações futuras, exemplos de idoneidade, de honestidade; uma pessoa que não abria mão dos seus ideais, das suas convicções mesmo quando estava ali buscando poder”, disse, classificando como injusta a saída de Jackson Lago do governo, por cassação de mandato.
E acrescentou: “Enquanto foi governador ele procurou corresponder aos anseios da população maranhense”, citando a região de Imperatriz como exemplo de compromisso de Jackson Lago.”Ele fez obras importantes, se fazia presente naquela cidade, conversando com o povo, diferente de outros governos que passaram pelo Maranhão”, relatou.
Como líder da oposição, o deputado Marcelo Tavares (PSB) encaminhou pela aprovação da matéria, declarando que Jackson Lago merece todas as homenagens da Casa. “Em função da sua conduta, do seu procedimento em vida como homem público”, reforçou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário