A Fonte Luminosa, Parnarama-MA

A Fonte Luminosa, Parnarama-MA

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

VEREADORA SOCORRO ALVES CONVOCA SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO E PRESIDENTE DO CONSELHO DO FUNPREV PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS.



Na Sessão da Câmara do dia 03 /10/11 a Vereadora Socorro Alves convocou, através de requerimento, a   Secretaria de Administração, Sra. Francilene (Nina)  juntamente com o Presidente do Conselho do  FUNPREV - Fundo de Previdência de Parnarama, para prestar esclarecimentos. A convocação se fez necessária  devido  a falta de informações sobre o saldo bancário do Fundo e a várias denuncias dos servidores acerca  dos abusos cometidos pela Secretaria de Educação contra o servidor que  está  necessitando  de licença médica. Segundo eles a Secretária, Sra. Gábia Silveira,  é quem está  determinando  quem tem direito e quantos dias o servidor da educação terá de licença, contrariando assim  o Laudo expedido  pela pericia médica. Em alguns casos, para ser atendido pelo médico, o servidor  teria que primeiro pedir autorização da Secretária.
                         Desde a implantação do Fundo no município (setembro/2010),  são muitas as reclamações dos servidores e pouco a Prefeitura tem feito para soluciona-las. "É importante que acompanhemos o andamento do processo mês a mês. Informações importantes como: o saldo bancário atualizado , número de servidores contribuintes, não são prestadas. Tudo isso é motivo de insegurança por parte da população", disse a vereadoraAcrescentou ainda, "_ ...questionamentos como: Será que quando precisar, o Fundo terá saldo suficiente para pagar a aposentadoria, auxilio ou pensão do servidor ?,  são inevitáveis, devido a forma como os Gestores do Fundo têm agido". Segundo o Professor Paulo Rodrigues, até mesmo um oficio feito pelo Sindicato pedindo informações simples,  como extrato bancário e a realização das reuniões do Conselho,  foi assinado por apenas dois membros. "_Dessa forma é impossível fiscalizar. Só nos resta convocar a Secretária e o Presidente para prestar esclarecimentos no Plenário da Câmara" , finalizou a Vereadora.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                           Antes da Sessão do dia 17/10/11 a Vereadora Socorro Alves  cobrou do Presidente, vereador Cícero do Franco, a presença dos convocados na Sessão anterior. Apresentou-se  no lugar o Sr. Mariano, técnico vindo de São Luis para prestar serviços ao  FUMPREV. Justificou a ausência da Secretária e do presidente do Conselho  e  disse estar capacitado apenas para falar da parte técnica do Fundo,, no entanto não apresentou nenhum documento. Disse não saber responder sobre as denuncias dos servidores e  realizações das reuniões do Conselho. Comprometeu-se a enviar para a Câmara um balancete das movimentações financeiras do Fundo e a pedir ao Conselho que se reunissem mais vezes. Disse ainda que  a perícia médica não dispõe de um especialista em doenças do Trabalho,  e que é difícil e custa caro contratar um.  Usando a palavra a Vereadora Socorro Alves, lamentou a ausência dos convocados, pois somente eles poderiam esclarecer as denúncias dos servidores e  também prestar informações sobre outros assuntos. Lamentou o fato de que a Prefeitura não avaliou as dificuldades de implantação de um Fundo como esse, pensando apenas em resolver  a própria situação financeira. Pediu que criassem um Regimento Interno, afim de evitar desmandos por parte das Secretarias. Lembrou ainda que o Sr. Mariano já esteve na Câmara prometendo informações que até agora não as trouxe. Apenas palavras.  No meio  da reunião um extrato bancário surgiu  do nada e do mesmo jeito se foi. Prometeram cópia. Até agora não foi cumprida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário