A Fonte Luminosa, Parnarama-MA

A Fonte Luminosa, Parnarama-MA

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Matões já conta com ações do Programa Olhar Brasil

         


            O Projeto "Olhar Brasil", do Ministério da Saúde foi lançado, na última quinta-feira (dia 10), no município de Matões, em solenidade que aconteceu no Clube da Sociedade Esportiva Matoense. Inicialmente, o programa atenderá os alunos do programa "Brasil Alfabetizado", do Ministério da Educação e Cultura. Embora o projeto vise, também, atender alunos da 1ª à 8ª série da rede pública e a população acima de 60 anos.
             O objetivo principal do projeto é identificar problemas visuais relacionados à refração, atendendo 2 milhões de alfabetizando, com idade maior ou igual a 15 anos, residentes em cerca de 4 mil municípios, em todas as regiões do País. Muitos matoenses, na maioria adultos, que não aprenderam a ler nem escrever, em decorrência da dificuldade de enxergar, agora têm uma chance de ver melhor e aprender pelo menos a leitura básica, pois o projeto oferece consultas e óculos gratuitos.
            Com o firme propósito de minimizar os problemas visuais dos alunos do programa "Brasil Alfabetizado" no município, a prefeita Suely Pereira disponibilizou os secretários de Saúde, Nonatinho, e de Educação, Inácio Carvalho, para que trabalhem em ação conjunta com as Secretarias Estaduais de Saúde (que enviou a técnica Maria Dirce, representando o secretário Ricardo Murad) e de Educação (que mandou a técnica Mirela Nogueira, representando a secretária Olga Simão).
           O ex-deputado estadual, Rubens Pereira, representando a prefeita Suely Pereira, que por motivos maiores não pode comparecer ao evento, disse que: "Quem vive o problema, é quem está no município, é a população do município. Por isso, torna-se necessário programas como o "Olhar Brasil", que integra os três governos: Federal, Estadual e Municipal num único objetivo, o de trazer benefícios direto a quem realmente precisa".
Além dos secretários de Saúde e Educação, e das representantes do governo estadual, já citados, marcaram presenças, ainda, a vereadora Christiane Pinheiro, o suplente de vereador Rael Pereira, o secretário de Juventude, Oziel Silva, a secretária da Mulher, Tânia Pinheiro, a professora Marinalva, representando a gestora do programa "Brasil Alfabetizado", Professora Maria José Pereira.
              O evento que iniciou no dia 10 e 11 de Fevereiro de 2011 atendendo alunos do programa "Brasil Alfabetizado" das zonas urbana e rural. Várias equipes de apoio das secretarias de Saúde e Educação estão no local realizando diversas ações como cadastramento do SUS, aferição de pressão, teste de glicemia, distribuição de kits odontológicos e atendimento médico. Está sendo oferecido lanche e almoço para todos os beneficiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário