A Fonte Luminosa, Parnarama-MA

A Fonte Luminosa, Parnarama-MA

segunda-feira, 16 de abril de 2012

LAGOA DA CANABRAVA EM MATÕES, UM PARAÍSO MISTERIOSO E INEXPLORADO

Por Abdenaldo RodriguesBlog Matões Notícias
Fotografia: Rubens Pereira 

Vista aérea da Lagoa da Canabrava
A bacia hidrográfica do município de Matões, além dos rios que o banham, Parnaíba e Itapecuru, é riquíssima em lagoas e açudes. A maior lagoa é a da Canabrava, com aproximadamente 17 km  de extensão,15 metros de profundidade e, em alguns trechos, chega a medir 500 metros de largura.

A nascente da lagoa fica situada no povoado Sabonete e o seu leito percorre quase todo o município de Matões. A Canabrava é um exemplo de exuberância natural, pouco explorada pelo turismo e pesca esportiva. O manancial apresenta uma riqueza de flora e fauna bastante diversificada, onde é encontrada uma grande variedade de animais silvestres.
Entranhada no meio da floresta de cocais, que emoldura perfeitamente as suas margens, suas águas escuras e frias lhe conferem um caráter de mistério, o que desperta muitas histórias de encanto. Uma das crenças, narrada pelos moradores do local, diz que em suas águas habita uma grande cobra, que vive embaixo de uma pequena ilha  flutuante que, em determinadas épocas do ano, movimenta-se de um lado para o outo da lagoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário