A Fonte Luminosa, Parnarama-MA

A Fonte Luminosa, Parnarama-MA

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bastidores da Política de Parnarama-ma 2011
 
            Zé Henrique; vereador que está no seu 4º mandato, já foi presidente da câmara municipal e Secretario de Saúde, ele que tem a sua base eleitoral no povoado Brejo de São Feliz onde tem uma boa aceitação política e é o nome indicado pelo o Sr Raimundo Silveira para ser o seu sucessor, mais com pouca aceitação do grupo que compõe o governo  

                    Secretario de Financia Colocou a sua pasta a disposição do Sr Prefeito

           Paulo Barros; Secretario de Financias, ele que tem a sua base eleitoral no povoado Olho D Água e regiões vizinhas e com grande aceitação dos seus eleitores e também tem grande aceitação dentro do grupo do governo, mas segundo comentário de rua, fiquei sabendo que o Raimundo Silveira falou pra o Paulinho que o candidato é o Zé Henrique mesmo, mas segundas as historias  que ouve hoje na rua o Secretario de Financia Colocou a sua pasta a disposição do Sr Prefeito  Raimundo Silveira e que não  trabalharia com o Zé Henrique.


Remildo Fonseca
      Remildo Fonseca; Ex-Secretario de Administração e Empresário, a sua base eleitoral no povoado Feitoria e regiões vizinhas, também com grande aceitação dentro do governo, não houve fala nada sobre a posição em relação da decisão tomado pelo Sr. Prefeito.

A 7ª Edição do festejo do Divino na cidade de matões 

          A 7ª Edição do festejo do Divino na cidade de matões foi mais um imenso e grande festa na região, a grande atração musical foi o cantor Leo Magalhães ao qual levou a multidão a loucura com as suas musicas românticas na festa de Sábado dia 27 e no dia 28 foi a vez da Banda Chica Banda. Essas duas atrações levou milhares de pessoas das cidades vizinha para prestigiar mais um vez essa grande festa que já é tradição.
























sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Governo Roseana é criticado durante debate de saúde entre deputados do Piauí e Maranhão

            Atendendo requerimentos dos deputados Firmino Filho (PSDB-PI) e Luciano Leitoa (PSB-MA), as Assembleias Legislativas do Piauí e do Maranhão promoveram nesta quinta-feira (25) pela manhã uma intensa rodada de debate e negociação em torno dos recursos destinados aos sistemas de saúde dos dois Estados.
Compareceram 16 deputados do Maranhão e oito do Piauí, além da secretária estadual de saúde do Piauí, deputada Lílian Martins; o subsecretário de Saúde do Maranhão, José Márcio; o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Pedro Leopoldino; vereadores e secretários municipais de Saúde das cidades maranhenses vizinhas a Timon como Matões e Caxias.
Os debates giraram em torno da pactuação entre os dois Estados para que haja o ressarcimento para os hospitais públicos do Piauí, especialmente de Teresina, em razão do atendimento dos pacientes maranhenses.
A reunião, que aconteceu na sala da Comissão de Constituição e Justiça, foi aberta pelo presidente da Assembleia piauiense, deputado Themístocles Filho (PMDB), que deu as boas vindas aos colegas maranhenses, desejou êxito nos debates e passou a direção dos trabalhos para o deputado Firmino Filho.
O deputado Firmino Filho disse que Maranhão e Piauí são “estados unidos” pelo rio Parnaíba e por relações históricas e culturais e defendeu a necessidade de celebração de uma solidariedade entre os dois estados haja vista que suas populações não podem ser prejudicadas no direito à saúde. Para Firmino, Teresina não tem condições de continuar atendendo os pacientes maranhenses sem a devida compensação financeira.
Autor do requerimento que convocou a reunião da Assembleia maranhense, Luciano Leitoa (PSB), que mostrou prestígio entre os colegas ao trazer para Teresina mais de um terço dos membros da Casa, lembrou que ao fazer o convite ao deputado Firmino Filho para a reunião conjunta não estava pensando em posição política, de quem é contra ou a favor do Governo, “mas sim procurando soluções para um problema que afeta diretamente a população pobre de municípios maranhenses, que é a questão do direito de todos à saúde”.
Para Luciano, a dependência dos timonenses para com o sistema de saúde de Teresina extrapolou a questão histórica e cultural. Ele sugeriu que esta reunião não fique só na discussão, mas que tenha um encaminhamento político e que, num segundo encontro que pode acontecer em São Luis, sejam envolvidos também deputados federais e senadores dos dois Estados, além dos prefeitos e representante do Ministério da Saúde.
Discursos
Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, o médico Pedro Leopoldino – que já foi reitor da Universidade Federal do Piauí – informou que 85% dos pacientes de fora atendidos em Teresina são do Maranhão e pregou uma forma de atendimento civilizado, solidário e interestadual, garantindo o ressarcimento para o Estado que atender os pacientes do outro.
Em seguida falou a secretária de Saúde do Piauí, deputada Lilian Martins (PSB), afirmando que não fica só em Teresina a dependência dos municípios maranhenses que se limitam com os piauienses, ao longo do rio Parnaíba. Em Parnaíba são mais de mil maranhenses atendidos mensalmente, em Floriano são 600, Uruçui 400, dentre outros. Lilian também informou que o Governo federal criou uma nova forma de compensação, que é o Programa Geral de Contrato – PGC, que substituirá o PPI, que é o Programa Interestadual.
Logo após se pronunciou o subsecretário de Saúde do Maranhão, José Márcio, que fez um histórico das tentativas de negociação entre os dois Estados e o governo federal. Ele reconheceu a dependência do atendimento médico não só pelas qualidades dos serviços oferecidos em Teresina, mas também por questões histórico-culturais e geográficas – um paciente de Caxias prefere vir a Teresina que a São Luis – e concluiu defendendo a realização de uma reunião ampliada, agora em São Luis, para que MA e PI encontrem soluções conjuntas.
Também discursaram os seguintes deputados: Doutor Pádua (PP-MA), presidente da Comissão de Saúde; Alexandre Almeida (PTdoB-MA); Cleide Coutinho (PSB-MA); Rubens Júnior (PCdoB-MA); Hélio Soares (PMDB-MA); João de Deus(PT-PI): os vereadores Tales Waquim (PMDB), Jaconias Moraes (PDT), Zé Carlos Assunção(PP), de Timon; e Capilé, de Caxias; além do secretário municipal de Saúde de Timon, advogado Raimundo Moreira Neiva Neto, todos culpando o governo do Maranhão.
Presenças
Maranhão – Deputados Luciano Leitoa, Marcelo Tavares, Cleide Coutinho, Valéria Macedo, Antônio Pereira, Vianey Bringel, Gardênia Castelo, Carlinhos Florêncio, Alexandre Almeida, Rubens Júnior, Hélio Soares, Edilázio Júnior, André Fufuca, Doutor Pádua, dentre outros.
Piauí – Deputados Firmino Filho, Themístocles Filho, João de Deus, Margarete Coelho, Flora Isabel, Rejane Dias e Kléber Eulálio.
Timon – Vereadores Tales Waquim, presidente da Câmara, Zé Carlos Assunção, Kennedy Gedeon, Jaconias Morais, Uilma Resende, Chagas Cigarreiro, Tuá e Biu. (Reportagem e fotos Edmundo Moreira, do Portalhoje, e blog do Elias Lacerda, do Portal AZ)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Autoridades do Piauí e Maranhão discutirão problemas na saúde pública

       Por iniciativa do deputado Luciano Leitoa (PSB) a crise da saúde pública do Piauí e Maranhão será tema de ampla reunião com autoridades dos dois estados, no próxima quinta-feira, dia 25 de agosto. A discussão ocorrerá na Assembléia Legislativa do Piauí a partir das 9 horas com o objetivo de debater o passivo de problemas relacionados à Saúde que se estende há anos, prejudicando a população dos dois estados.
          O problema é antigo e só será enfrentado com vigor se os dois estados se unirem buscando soluções conjuntas”, afirmou Luciano Leitoa (foto). O deputado foi nesta terça feira, 23, buscar informações junto à Secretária de Saúde do Maranhão para se atualizar sobre a situação da Saúde que envolve os dois estados.
O parlamentar confirmou a presença dos deputados Dr. Pádua – Presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Maranhão -, além dos deputados André Fufuca, Carlinhos Florêncio, Vianey Bringel, Antonio Pereira, Valéria Macedo, Marcelo Tavares, Gardênia Castelo, Rubens Pereira Jr, Cleide Coutinho, Edilázio Júnior, Alexandre Almeida.
O deputado federal Sétimo Waquim, que, como Luciano, também representa a região dos cocais, foi convidado pessoalmente, mas por motivo de agenda deverá enviar um representante. A Prefeita de Timon, Socorro Waquim, ficou de confirmar agenda. O tema é especialmente sensível para a cidade de Timon, conurbada com Teresina, no Piauí, que tem 40% dos pacientes de seu sistema de saúde provenientes do Maranhão.
Alem de parlamentares e autoridades do setor, foram convidados todos os vereadores de Teresina e Timon para participar do debate. Para Luciano Leitoa “esse é um momento importante porque pela primeira vez estarão reunidas autoridades dos dois estados para dialogar, já que esse é um assunto que ultrapassa as diferenças partidárias.”
A Região dos Cocais é a mais dependente de Teresina, pelo fluxo natural de pacientes, que, com a atual regionalização da Saúde do Maranhão devem buscar assistência no município de São Luís, quase 300 quilômetros mais distante.
O impasse vem inviabilizando os serviços públicos do Piauí e, o que é mais grave, penalizando a população mais pobre dos dois estados.

Indeferido pedido de liminar da OAB contra a criação de municípios


Sessão do Pleno (foto de arquivo)

            Por 13 votos a 10, o pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão indeferiu o pedido de liminar no mandado de segurança da ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil contra a Resolução n.º 618/2011 da Assembleia Legislativa, que regulamenta a criação de novos municípios.
Por duas vezes, o julgamento da liminar foi interrompido por pedidos de vistas: nos dias 27 de julho e 10 de agosto. Na retomada da apreciação da matéria na manhã desta quarta-feira (24), mais 9 desembargadores manifestaram seus entendimentos: 2 deles acompanharam o relator Bernardo Rodrigues pela concessão da liminar e outros 7 acompanharam a divergência, inaugurada pelo desembargador Jorge Rachid.
Placar – Dez desembargadores votaram pela concessão da medida: Bernardo Rodrigues, Bayma Araújo, Stélio Muniz, Benedito Belo, Raimundo Sousa, Raimundo Melo, Paulo Velten, José Luís Almeida, Lourival Serejo e Jaime Araújo. Para estes, a Assembleia confronta a Constituição Estadual, no seu artigo 10, quando, no parágrafo único do artigo 1º da Resolução n.º 618/11, fica estabelecido que “cabe à Mesa Diretora expedir Ato definindo o período para o recebimento do requerimento”.
Já os desembargadores Jorge Rachid, Raimundo Cutrim, Cleonice Freire, Guerreiro Júnior, Buna Magalhães, Anildes Cruz, Raimunda Bezerra, Marcelo Carvalho, Cleones Cunha, Nelma Sarney, Joaquim Figueiredo, Graças Duarte e Fróz Sobrinho decidiram pela denegação da liminar, por entenderem que não há perigo de demora na análise do mérito da questão, pois a Assembleia só está estabelecendo normas para a viabilidade de criação de novos municípios.
Estavam presentes à sessão jurisdicional do pleno do TJMA desta quarta-feira, os procuradores Ana Maria Dias Vieira e Djalma Brito (Assembleia Legislativa) e ainda o conselheiro Rodrigo Lago (representando a OAB/MA), dentre outros advogados e interessados na causa.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Empresário do Frigo Sá assina com PSB de Luciano Leitoa


O encontro entre o radialista Mucunan, Roberto Rocha, Cacá e Luciano Leitoa em Sãoi Luis

             Fruto de sua articulação, o deputado estadual Luciano Leitoa aos poucos vai formando um dos melhores elencos de pré-candidatos a vereador para o seu PSB. O último a fechar entendimento e decidir que vai se filiar ao partido foi o empresário Luis Carlos Sá, o Cacá do Frigo Sá.
Filho do empresário José de Sá, Cacá é membro de uma família das mais numerosas e tradicionais de Timon. É idéia comum na cidade que seu nome acrescenta muito em qualquer partido que venha se filiar.
Cacá no gabinete do deputado Luciano Leitoa

Recém chegado de São Luis onde esteve com o deputado estadual Luciano Leitoa, Cacá definiu o 17 de setembro como a data que oficializará sua filiação ao PSB.
O evento deve ser dos mais prestigiados podendo contar, inclusive, com a presença do ex-deputado federal Roberto Rocha que prometeu abonar a ficha do mais novo socialista timonense.

domingo, 21 de agosto de 2011

Mansões nos Lençóis resistem na Justiça contra demolição

JANAÍNA GARCIA
Do UOL Notícias
           Nove sentenças expedidas pela Justiça Federal no Maranhão, que determinam a demolição de mansões e pousadas de alto luxo construídas em área de proteção permanente (APP), bem como a recuperação das áreas degradadas, estão sendo contestadas há pelo menos um ano. As construções estão localizadas dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um dos principais cartões-postais do país, e pertencem a profissionais liberais, empresários e agentes públicos.
Segundo a Procuradoria da República no Maranhão, os imóveis estão na chamada zona de amortecimento do parque. O local, não bastasse ser refúgio ecológico e turísticos de maranhenses e turistas, demanda autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para ser ocupado. Ao todo, 18 ações civis públicas que denunciam a ilegalidade dessas construções e o dano ambiental provocado por elas foram geradas desde o ano de 2006.
Foto: Uol Notícias
Mansão de Clóvis Fecury (DEM), suplente do senador João Alberto (PMDB)
Empresários bem sucedidos, suplente de senador, juiz estadual afastado (em função da ação), desembargadora do Tribunal de Justiça maranhense e profissionais liberais, como contador, estão entre os proprietários que foram denunciados em 2005 e 2006.

Foto: Uol Notícias
Mansão do empresário Arione Diniz, dono das Óticas Diniz
De acordo com o procurador da República Alexandre Silva Soares, o não cumprimento de nenhuma das nove sentenças já emitidas se deve, principalmente, à fase de recursos em que esses processos se encontram – vários deles, à espera de resposta no TRF (Tribunal Regional Federal), em Brasília, desde ano passado; outros, ainda na fase de instrução processual.
Foto: Uol Notícias
Mansão do contador Waldely Leite de Moraes
“Falta pessoal para fiscalizar isso tudo, é fato – são apenas seis fiscais para uma área de 150 mil hectares. Seis pessoas para uma área do tamanho da cidade de São Paulo”, criticou o procurador.
Ousadia nas irregularidades – Algumas construções consideradas irregulares se sobressaíram nas investigações por serem consideradas ousadas na agressão ao meio ambiente.
Em uma delas, destaca o procurador, o curso do rio Preguiças chegou a ser recuado, com grandes modificações em suas margens, apenas para servir às mansões ou pousadas por ali edificadas.
“A situação de maior vulto, a nosso ver, é a da mansão do empresário Arione Diniz [dono da rede de óticas Diniz]. O impacto que essa construção causa só pelo desvio no curso do rio Preguiças é algo que infelizmente impressiona”, comenta Soares, que cita a supressão da vegetação que existe ao longo rio, e, em consequência disso, o assoreamento dele e o posterior prejuízo à fauna como algum dos problemas decorrentes da obra.
Sobre a fiscalização escassa, o procurador lamentou: “Isso não é privilégio do Parque Nacional dos Lençóis, mas um problema extremamente grave em todas as unidades de conservação federais”.
Até 2008, a responsabilidade pela tarefa no parque era do Ibama. Depois, quem assumiu foi o Instituto Chico Mendes. “Ainda há uma deficiência de pessoal e de equipamentos. Há unidades inteiras no Maranhão com apenas dois fiscais nelas. Isso pode desinibir a atuação criminosa.”
Histórico – O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado pelo decreto n° 86.060, de junho de 1981, é considerado o “deserto brasileiro” no litoral oriental do Maranhão, a leste de São Luís, entre as cidades de Primeira Cruz e Barreirinhas.
Em 2004, a pedido do MPF, uma operação deflagrada pelo Ibama e pela GRPU (Gerência Regional de Patrimônio da União) apontou ao menos 82 empreendimentos construídos à margem direita do rio Preguiças até a praia do Caburé – todos, em situação de afronta à legislação ambiental brasileira.
Na sequência, o MPF-MA propôs ações civis públicas contra os proprietários dos imóveis pedindo à Justiça Federal a demolição das construções e a recuperação das áreas degradadas.
Na decisão da 5ª Vara da Justiça Federal que determinou as demolições, o juiz José Carlos Madeira ainda ordenou que, após essa medida, os réus deveriam apresentar projeto de recuperação da área degradada ao Ibama, com cronograma de recuperação a ser definido pelo órgão ambiental, a fim de revitalizar o ecossistema ao seu estado natural.
Outro lado – Advogados ou réus no processo falaram ao Uol Notícias e negaram irregularidades –ou, ao menos, a autoria delas.
O político Clóvis Fecury [DEM-MA, suplente do senador João Alberto de Souza, do PMDB], por exemplo, disse ter comprado a propriedade e a reformado.
“Eu construí a casa depois de ter comprado de um morador local, não lembro quando, mas tem bastante tempo, já. Tive alvará para a obra e Habite-se, toda a documentação, e confesso que fui surpreendido com essa questão judicial”, afirmou.
Indagado se não a reforma ou construção de um imóvel vultoso em uma APP não lhe teria chamado a atenção sobre eventual ilegalidade, o parlamentar resumiu: “Se teve devastação, foi bem antes da minha reforma, e tem quase uma centena de outras casas ali. Mas o Ibama tinha um escritório a 200 metros da minha casa, eu apresentei ao órgão tudo o que foi pedido”, disse.
O advogado de Arione Diniz, Bruno Soares, informou em nota que a documentação da mansão do empresário, estimada em cerca de R$ 4 milhões pelo MPF, está regular. De acordo com ele, o início da construção da casa ocorreu “logo após a expedição de alvará” para a obra, fornecido pela Prefeitura de Barreirinhas em 23 de janeiro de 2003.
“O terreno havia sido comprado no ano anterior de uma família que habitava o local há décadas, e que ali já havia suprimido a vegetação e construído suas residências. Portanto, em momento algum se pode afirmar que o atual proprietário da casa praticou qualquer crime ambiental”, defende o advogado, segundo o qual a obra foi acompanhada por “um engenheiro responsável, o qual procedeu com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão”.
No caso do empresário, informa a nota, o escritório do Ibama ficava “quase em frente à casa em questão (cerca de 100 metros)”, mas, salientou, o órgão “nunca se manifestou a respeito, tampouco apresentou qualquer tipo de embargo à obra”.
Outros réus com os respectivos advogados listados nos processos não foram localizados pela reportagem.
A reportagem entrou em contato com o Ibama sobre o assunto, mas, até a publicação desta matéria, o órgão ainda não havia se pronunciado a respeito.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PDT faz festa para a filiação de Eurídice, Vidigal e Barrão

Por Manoel Santos Neto

        O presidente da Comissão Provisória do PDT no Maranhão, médico Igor Lago, conduziu, na noite de ontem (17), os trabalhos da cerimônia de filiação ao partido do ministro aposentado Edson Vidigal, de sua esposa, Eurídice Vidigal, ex-secretária de Estado da Segurança Cidadã, e do presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de São Luís, José de Ribamar Silva, mais conhecido como “Barrão”.

Em seu discurso, Igor Lago deu boas-vindas a Eurídice e a Vidigal, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que foi candidato a senador pelo PSDB em 2010 e candidato a governador do Maranhão pelo PSB em 2006. Os novos filiados, segundo Igor Lago, agora ficam à vontade para participar mais intensamente da luta diária pela libertação do Maranhão, em uma nova trincheira.
Ao assinar a ficha de filiação, que foi abonada pelos presidentes regionais e municipais do PDT, Igor Lago e Moacir Feitosa, respectivamente, Vidigal revelou que está escrevendo um livro sobre o processo que, em 2009, resultou na cassação do mandato do ex-governador Jackson Lago, com o título provisório “Breve Memorial de um Longo Tempo – As duas mortes do Governador Jackson Lago”, que ele pretende lançar ainda este ano.
O livro apresentará a cassação de Jackson como primeira morte e a própria morte, em consequência, no dia 4 de abril deste ano. “Ao nos deslocarmos, Eurídice e eu, de uma trincheira a outra como agora, de uma legenda a outra, no mesmo campo oposicionista, queremos deixar bem claro que estamos apenas mudando de trincheira, por exigência conjuntural”, afirmou Vidigal, numa referência à troca do PSDB para o PDT.
Participaram da solenidade , que teve como mestre de cerimônia o sociólogo Léo Costa, a viúva de Jackson, Clay Lago, o deputado estadual Carlos Amorim, o vereador Ivaldo Rodrigues, os ex-deputados Julião Amin e Wagner Lago, o vice-prefeito de Imperatriz, Jean Carlo, o ex-prefeito de Lago da Pedra Luiz Osmani, Núbia Dutra, representando o federal Domingos Dutra (PT), a professora Theresa Pflueger e o suplente de deputado federal Weverton Rocha.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PEN no Maranhão já tem 50.000 assinaturas homologadas


 Mário Felipe(PEN) ao centro, ladeado pelo deputado Luciano Leitoa(PSB) e pelo Dr. Arisoto(PEN)
            Mário Felipe Vice-presidente Nacional do PEN, conta nesta entrevista como está a luta de seu grupo para se consolidar como um partido político até o dia 06 de outubro, quando se encerra o prazo para criação de novas legendas. Ele também explica porque é favorável ao aumento de 21 para 31 vereadores em São Luís.
Como está a estrutura do PEN no Maranhão?
Constituímos uma diretoria técnica e política. Fomos solicitados pela presidência nacional do partido que déssemos uma cara de diálogo, negociação, contato com as pessoas, lideranças políticas proeminentes, conseguir novas lideranças, arregimentar assinaturas para a homologação do partido. Hoje temos gente que permaneceu e novas pessoas que chegaram e estamos consolidando o partido.
Como está o recolhimento dessas assinaturas?
Já temos 420 mil registradas. Precisamos atingir o número de 486 mil. É uma batalha muito grande. Não é fácil. Você manda 1.000 assinaturas para o cartório, 300 voltam invalidadas. Uma inversão de número ou de assinatura, seu registro volta inválido. Muitas vezes, a pessoa tirou o título muito jovem e mudou de assinatura, mas não tem jeito: é cancelado. Isso é bom por um lado, pois mostra a seriedade do TRE. Partido político que quiser se homologar no Brasil vai ter que fazer sério.
Quantas assinaturas vocês já conseguiram no Maranhão?
Já conseguimos 50 mil assinaturas. Nossa meta é atingir 70 mil assinaturas até o dia 15 de setembro. Estamos trabalhando diuturnamente nesse sentido. Se não está ainda no papel, o PEN já está homologado no coração dos que fazem parte deste projeto.
Sendo homologado, o PEN tem liderança significativa, figura expressiva para ser candidato na majoritária?
Hoje estamos articulando o partido em 108 municípios do maranhão. Estamos articulando isso há muito tempo, isso não começou ontem. Existe uma direção nacional que comunicaremos para tomar essa decisão, mas se falar com você sobre isso agora, será prematuro. Nossa batalha agora é por assinaturas. Estamos numa batalha tão grande por assinaturas, que seria até leviano da minha parte falar uma coisa dessas. Existem partidos homologados que também não têm essa resposta. Qual partido estruturado não tem vontade de eleger um prefeito? Todos têm. A condição é muito difícil. O Maranhão é um dos estados mais competitivas do país, onde você aprende mais. Quem faz política aqui, pode fazer política em qualquer estado do Brasil, basta saber dialogar com as pessoas certas.
Com quais partidos o PEN mais se identifica?
Essa resposta hoje seria prematura. Não conversamos com todos ainda. Conversaremos até com partidos que não terão majoritários. A política é lenta. Costumo comparar a política com um barco. Tem um motor muito potente, mas para mudá-lo de direção, você vira o leme agora, mas ele demora para responder. Estamos direcionando o nosso pequeno barco do PEN devagarzinho para essa questão.
Essa competitividade também existe no caso da campanha para vereador em São Luís?
Claro, e é ainda mais complicado. São mais de 700 candidatos. No bom sentido, é uma guerra na rua de eleitor com eleitor. Você tem que convencer o seu eleitor da ideologia do seu partido.
Vocês já definiram alguns nomes para montar a chapa para as eleições proporcionais?
Nós temos os nossos nomes. Mas é prematuro divulgar isso agora. Nenhum partido fez isso ainda. Até porque, não é fácil manter suas lideranças com você, o assédio é muito grande. Mas o assédio que vem de cá… Como dizia meu avo, “pau que dá em Chico, dá em Francisco”, então estamos trabalhando dessa maneira.
E a questão do aumento de cadeiras na Câmara de São Luís?
Será possível eleger candidato com 1.500 votos. Assim será mais democrática a questão da eleição, onde o candidato com um poder aquisitivo menor pudesse ter um espaço maior. Não somos um partido de posse, mas de muitas ideias.