A Fonte Luminosa, Parnarama-MA

A Fonte Luminosa, Parnarama-MA

segunda-feira, 16 de julho de 2012



Data AZ: Luciano Leitoa lidera com folga corrida pela prefeitura de Timon



Se as eleições municipais em Timon (MA) fossem hoje, o candidato Luciano Leitoa (PSB) venceria os adversários com larga margem. É o que atesta a primeira pesquisa realizada pelo Instituto Data AZ após as convenções partidárias. Na pesquisa estimulada, ele aparece com 52,25% das intenções de voto e na espontânea tem 31,75%.
Luciano Leitoa, Edivar Ribeiro e Alexandre Almeida
O deputado estadual socialista tem nas duas simulações mais que o dobro das intenções de voto do segundo colocado, Edivar Ribeiro (PMDB), vice-prefeito da cidade, que tem 20,5% na pesquisa estimulada e 13,25% na espontânea. O terceiro colocado é o deputado estadual Alexandre Almeida, do PSD, que tem 10,75% das intenções de voto na pesquisa espontânea e 16,25% na estimulada.
Clique para aumentar
Os eleitores indecisos na pesquisa espontânea somam 41,25%, enquanto na estimulada chegam a apenas 6%.

O candidato Luciano Leitoa vence tanto na zona urbana quanto na zona rural. Na zona urbana ele tem 31,72% das intenções de voto na pesquisa espontânea, chegando a 52,86% na estimulada. O segundo colocado, Edivar Ribeiro tem 14% na estimulada e 20,86% na espontânea.

Alexandre Almeida aparece com 8,57% das intenções de voto em pesquisa espontânea entre os eleitores da zona urbana. Na estimulada tem 13,71%.

Os indecisos somam 42,57% dos eleitores da zona urbana na pesquisa espontânea e 6,86% na estimulada.
Clique para aumentar
O Instituto Data AZ ouviu 400 pessoas em 26 bairros e quatro localidades rurais de Timon, entre os dias sete e nove de julho, com uma margem de erro de 3,91% para mais ou para menos.

Luciano Leitoa vence também na zona rural, mas por menor margem: tem 32% das intenções de voto na pesquisa espontânea – mesmo percentual registrado para eleitores indecisos. O segundo colocado na sondagem espontânea entre os eleitores rurais é o deputado estadual Alexandre Almeida, com 26% e o vice-prefeito Edivar Ribeiro tem 8%.

Na sondagem estimulada entre os eleitores da zona rural, Luciano Leitoa aparece com 48%, Alexandre Almeida tem 34% e Edivar aparece com 18%. Não houve registro de indecisos.

Candidato Edivar é o mais rejeitado na pesquita Data AZ

Segundo colocado na pesquisa, o vice-prefeito Edivar Ribeiro é o mais rejeitado entre os candidatos: 30,7% dos entrevistados disseram que não votariam nele para prefeito. Luciano Leitoa é o segundo colocado, com 24,50%. Alexandre Almeida vem em terceiro, com 15,75%.
Clique para aumentar
O menos rejeitado é o último colocado na pesquisa, professor Costa, com 8% de eleitores declarando que não votariam nele, enquanto 15,5% não sabem ou não opinam e 6% não rejeitam nenhum dos postulantes.

CERTEZA DO VOTO

O deputado estadual Luciano Leitoa lidera a pesquisa e é também percebido pela maioria dos eleitores como quem vai vencer a disputa.

Independente do candidato em que declaram voto, 59,25% dos entrevistados dizem que o vencedor da eleição será Luciano Leitoa contra apenas 13,25% que veem como vencedor o vice-prefeito Edivar Ribeiro e 10,5% que acreditam na vitória de Alexandre Almeida.

Mesmo ainda a dois meses e meio das eleições, entre os eleitores que declararam já ter decidido em quem votar, 72,98% disseram que não pretendem mudar o voto. Os que dizem já ter decidido, mas ainda podem mudar o voto, somam 27,02%.

PREFEITA SOCORRO WAQUIM é MAL AVALIADA

O desempenho negativo do candidato Edivar Ribeiro, que tem apoio da prefeita Socorro Waquim, pode ser explicado na má avaliação que o eleitorado de Timon faz da administração municipal, avaliada como ruim e péssima por 54% dos entrevistados.

O conceito positivo da gestão municipal (soma de bom e ótimo) chega a 14,25%, enquanto os que consideram regular a administração Socorro Waquim somam 29,5%.

O vice-prefeito é percebido como candidato oficial da prefeita de Timon por 72,25% dos entrevistados.

Aparentemente, o eleitor de Timon não quer votar em candidatos com apoios de governantes. Segundo a pesquisa apurou, 23,25% dos entrevistados dizem que aumentariam sua vontade de votar em um candidato que recebesse o apoio da governadora Roseana Sarney, enquanto 30,75% declaram que diminuiriam a vontade de votar nesse candidato.

Esse dado é negativo para o deputado estadual Alexandre Almeida, percebido por 44,25% dos eleitores como candidato da governadora, contra 29,75% que veem o apoio de Roseana para o vice-prefeito de Timon.
Clique para aumentar
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Número de entrevistas – 400, realizadas em 26 bairros e quatro localidades rurais.
Margem de erro – 3,91% para mais ou para menos.
Período de realização – 7 a 9 de julho de 2012.
Contratante – Portal AZ
Registro - Protocolo TSE/Registro nº MA-00044/2012

TRE registra 818 impugnações em todo estado


O número de candidatos a prefeito, vice e vereador às Eleições 2012 que tiveram suas candidaturas impugnadas no Maranhão é de 818. No entanto, em 76 localidades, de um total de 217 municípios que formam o estado, não houve uma impugnação sequer, segundo informações da seção de dados partidários do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Arame, Bacuri, Balsas, Bela Vista do Maranhão, Belágua, Cajari, Campestre do Maranhão, Cantanhede, Codó, Fernando Falcão, Graça Aranha, Humberto de Campos, Imperatriz, Matões, Mirinzal, Paraibano, São José de Ribamar (dentre outros) são exemplos de municípios onde nenhum candidato teve sua candidatura contestada pelas coligações ou pelo Ministério Público Eleitoral.

“É um ótimo dado este de que em mais de 30% do estado não houve impugnações. Isto significa que o princípio da moralidade e do fortalecimento da Democracia está começando a ser respeitado. A iniciativa popular da ficha limpa tem contribuído muito”, disse a presidente do TRE, desembargadora Anildes Cruz, ao tomar conhecimento do balanço das impugnações.

A maior quantidade de impugnações foi registrada em Paço do Lumiar (55), Zé Doca (48), João Lisboa (42), Senador La Roque (37), Buritirana (31), Araguanã (25), Candido Mendes (24) e Governador Newton Bello (23).

Já em Afonso Cunha, Barra do Corda, Benedito Leite, Bernardo do Mearim, Boa Vista do Gurupi, Buriticupu, Cachoeira Grande, Cajapió, Carolina, Cedral, Chapadinha, Cidelândia, Coelho Neto, Coroatá, Governador Archer, Igarapé Grande, Itaipava do Grajaú, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Loreto, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Mirador, Miranda do Norte, Morros, Presidente Dutra, Santa Luzia, Santa Rita, São Domingos do Azeitão, Satubinha e Tutóia, apenas 1 candidato foi impugnado em cada uma destas cidades.

(Ascom/TRE) 
Postado pelo blogueiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário