A Fonte Luminosa, Parnarama-MA

A Fonte Luminosa, Parnarama-MA

segunda-feira, 16 de julho de 2012



Data AZ: Luciano Leitoa lidera com folga corrida pela prefeitura de Timon



Se as eleições municipais em Timon (MA) fossem hoje, o candidato Luciano Leitoa (PSB) venceria os adversários com larga margem. É o que atesta a primeira pesquisa realizada pelo Instituto Data AZ após as convenções partidárias. Na pesquisa estimulada, ele aparece com 52,25% das intenções de voto e na espontânea tem 31,75%.
Luciano Leitoa, Edivar Ribeiro e Alexandre Almeida
O deputado estadual socialista tem nas duas simulações mais que o dobro das intenções de voto do segundo colocado, Edivar Ribeiro (PMDB), vice-prefeito da cidade, que tem 20,5% na pesquisa estimulada e 13,25% na espontânea. O terceiro colocado é o deputado estadual Alexandre Almeida, do PSD, que tem 10,75% das intenções de voto na pesquisa espontânea e 16,25% na estimulada.
Clique para aumentar
Os eleitores indecisos na pesquisa espontânea somam 41,25%, enquanto na estimulada chegam a apenas 6%.

O candidato Luciano Leitoa vence tanto na zona urbana quanto na zona rural. Na zona urbana ele tem 31,72% das intenções de voto na pesquisa espontânea, chegando a 52,86% na estimulada. O segundo colocado, Edivar Ribeiro tem 14% na estimulada e 20,86% na espontânea.

Alexandre Almeida aparece com 8,57% das intenções de voto em pesquisa espontânea entre os eleitores da zona urbana. Na estimulada tem 13,71%.

Os indecisos somam 42,57% dos eleitores da zona urbana na pesquisa espontânea e 6,86% na estimulada.
Clique para aumentar
O Instituto Data AZ ouviu 400 pessoas em 26 bairros e quatro localidades rurais de Timon, entre os dias sete e nove de julho, com uma margem de erro de 3,91% para mais ou para menos.

Luciano Leitoa vence também na zona rural, mas por menor margem: tem 32% das intenções de voto na pesquisa espontânea – mesmo percentual registrado para eleitores indecisos. O segundo colocado na sondagem espontânea entre os eleitores rurais é o deputado estadual Alexandre Almeida, com 26% e o vice-prefeito Edivar Ribeiro tem 8%.

Na sondagem estimulada entre os eleitores da zona rural, Luciano Leitoa aparece com 48%, Alexandre Almeida tem 34% e Edivar aparece com 18%. Não houve registro de indecisos.

Candidato Edivar é o mais rejeitado na pesquita Data AZ

Segundo colocado na pesquisa, o vice-prefeito Edivar Ribeiro é o mais rejeitado entre os candidatos: 30,7% dos entrevistados disseram que não votariam nele para prefeito. Luciano Leitoa é o segundo colocado, com 24,50%. Alexandre Almeida vem em terceiro, com 15,75%.
Clique para aumentar
O menos rejeitado é o último colocado na pesquisa, professor Costa, com 8% de eleitores declarando que não votariam nele, enquanto 15,5% não sabem ou não opinam e 6% não rejeitam nenhum dos postulantes.

CERTEZA DO VOTO

O deputado estadual Luciano Leitoa lidera a pesquisa e é também percebido pela maioria dos eleitores como quem vai vencer a disputa.

Independente do candidato em que declaram voto, 59,25% dos entrevistados dizem que o vencedor da eleição será Luciano Leitoa contra apenas 13,25% que veem como vencedor o vice-prefeito Edivar Ribeiro e 10,5% que acreditam na vitória de Alexandre Almeida.

Mesmo ainda a dois meses e meio das eleições, entre os eleitores que declararam já ter decidido em quem votar, 72,98% disseram que não pretendem mudar o voto. Os que dizem já ter decidido, mas ainda podem mudar o voto, somam 27,02%.

PREFEITA SOCORRO WAQUIM é MAL AVALIADA

O desempenho negativo do candidato Edivar Ribeiro, que tem apoio da prefeita Socorro Waquim, pode ser explicado na má avaliação que o eleitorado de Timon faz da administração municipal, avaliada como ruim e péssima por 54% dos entrevistados.

O conceito positivo da gestão municipal (soma de bom e ótimo) chega a 14,25%, enquanto os que consideram regular a administração Socorro Waquim somam 29,5%.

O vice-prefeito é percebido como candidato oficial da prefeita de Timon por 72,25% dos entrevistados.

Aparentemente, o eleitor de Timon não quer votar em candidatos com apoios de governantes. Segundo a pesquisa apurou, 23,25% dos entrevistados dizem que aumentariam sua vontade de votar em um candidato que recebesse o apoio da governadora Roseana Sarney, enquanto 30,75% declaram que diminuiriam a vontade de votar nesse candidato.

Esse dado é negativo para o deputado estadual Alexandre Almeida, percebido por 44,25% dos eleitores como candidato da governadora, contra 29,75% que veem o apoio de Roseana para o vice-prefeito de Timon.
Clique para aumentar
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Número de entrevistas – 400, realizadas em 26 bairros e quatro localidades rurais.
Margem de erro – 3,91% para mais ou para menos.
Período de realização – 7 a 9 de julho de 2012.
Contratante – Portal AZ
Registro - Protocolo TSE/Registro nº MA-00044/2012

TRE registra 818 impugnações em todo estado


O número de candidatos a prefeito, vice e vereador às Eleições 2012 que tiveram suas candidaturas impugnadas no Maranhão é de 818. No entanto, em 76 localidades, de um total de 217 municípios que formam o estado, não houve uma impugnação sequer, segundo informações da seção de dados partidários do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Arame, Bacuri, Balsas, Bela Vista do Maranhão, Belágua, Cajari, Campestre do Maranhão, Cantanhede, Codó, Fernando Falcão, Graça Aranha, Humberto de Campos, Imperatriz, Matões, Mirinzal, Paraibano, São José de Ribamar (dentre outros) são exemplos de municípios onde nenhum candidato teve sua candidatura contestada pelas coligações ou pelo Ministério Público Eleitoral.

“É um ótimo dado este de que em mais de 30% do estado não houve impugnações. Isto significa que o princípio da moralidade e do fortalecimento da Democracia está começando a ser respeitado. A iniciativa popular da ficha limpa tem contribuído muito”, disse a presidente do TRE, desembargadora Anildes Cruz, ao tomar conhecimento do balanço das impugnações.

A maior quantidade de impugnações foi registrada em Paço do Lumiar (55), Zé Doca (48), João Lisboa (42), Senador La Roque (37), Buritirana (31), Araguanã (25), Candido Mendes (24) e Governador Newton Bello (23).

Já em Afonso Cunha, Barra do Corda, Benedito Leite, Bernardo do Mearim, Boa Vista do Gurupi, Buriticupu, Cachoeira Grande, Cajapió, Carolina, Cedral, Chapadinha, Cidelândia, Coelho Neto, Coroatá, Governador Archer, Igarapé Grande, Itaipava do Grajaú, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Loreto, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Mirador, Miranda do Norte, Morros, Presidente Dutra, Santa Luzia, Santa Rita, São Domingos do Azeitão, Satubinha e Tutóia, apenas 1 candidato foi impugnado em cada uma destas cidades.

(Ascom/TRE) 
Postado pelo blogueiro 

O SUCESSO DOS BLOGS E O INCÔMODO DOS JORNALISTAS TRADICIONAIS…

Desde 2006, os blogs vêm ocupando cada vez mais espaços como canal de mídia e informação – sobretudo pela rapidez com que dá a notícia e pela relativa independência, características sonhadas há muito, e nunca alcançadas, pelos veículos tradicionais, como rádio e jornal, principalmente.
Aqui, não se aborda a televisão por que, entende-se: em essência, não há jornalimo na TV.  Televisão é show, espetáculo, entretenimento.
Mas é evidente também o incômodo que este novo instrumento de mídia causa nos jornalistas tradicionais, que o vêem até com desmedida antipatia.
Não há como negar que os blogs hoje ocupam um espaço consolidado no jornalismo; e a luta contra isso é uma luta perdida, por que já inseridos no contexto da comunicação social, quer queiram ou não os “tradicionalistas”.
- Normalmente, os jornalistas dos meios tradicionais agem como se soubessem tudo o que o público deseja. (…)Nos blogs jornalísticos, percebemos que jornalitas e cidadãos estão construíndo uma história juntos - avaliam as pesquisadoras Cláudia Irene de Quadros, Ana Paula da Rosa e Josiany Vieira, do programa de Pós-Graduação da Universidade do Paraná, no artigo “Blogs e as tranformações do Jornalismo”  (Leia aqui)
O curioso é que muitos dos jornalistas tradicionais que torcem o nariz para os blogs, também tentaram – ou ainda tentam - entrar na blogosfera. Mas, amarrados à chamada “era romântica” não tiveram o pique e o dinamisno necessários para prosperar como blogueiro.
Foi-se o tempo em que jornalista era aquele ser cabeludo e com barba de cinco dias, com cara de poeta bêbado, com a cabeça no mundo da lua e que só conseguia articular um texto a cada 10 horas, passando a madrugada toda em meio às rotativas de jornais – e o dias dormindo, enquanto o mundo girava.
O jornalismo mudou, tornou-se mais ágil e quem não acompanhou tudo isso, ficou pra trás.
- O sistema tradicional de mídia trabalha com a informação empacotada e distribuída para canais muito bem definidos – jornais, revistas, TVs e rádio. No ambiente digital, especialmente em razão das redes sociais, com seu fluxo infinito de dados e a interação de todos com todos, o contexto da comunicação é modificado brutalmente - aponta a professora Beth Saad, da Universidade São Paulo. (Leia aqui)
 Os blogs trouxeram ainda mais velocidade e dinâmica à atividade jornalística, alinhado à rapidez da internet e a onipresença das redes sociais.
Têm a instantaneidade do rádio, as informações do jornal e as imagens da TV, sem as amarras  e sem o “empacotamento” editorial e industrial característicos destes meios.
Hoje, as referências para todos os setores sociais são os blogueiros - mesmo ainda que com todas as suas problemáticas éticas e culturais, que tendem a ser amenizadas ao longo do tempo.
No caso Décio Sá, por exemplo, os que estão em evidência – para o bem ou para o mal – são os que detém espaços na blogosfera. É na blogosfera que “bebem” polícia, bandidos, advogados e juízes.
Dos blogs saem hoje os fatos que repercutem nas rádios e nos jornais. 
A blogsfera é uma realidade cada vez mais presente no cotidiano da comunicação social.
Brigar contra isto é perder tempo.
Por que o futuro chegou.
E quem não se adaptar, ficará pra trás…

MP nela! Prefeita Detinha em Centro do Guilherme, tem candidatura impugnada

A prefeita Detinha ao lado do seu esposo, também prefeito Josimar Rodrigues
A prefeita Detinha ao lado do seu esposo, também prefeito Josimar Rodrigues
A Promotoria de Justiça da 101ª Zona Eleitoral impugnou a candidatura de reeleição da prefeita Maria Deusdete Lima, a Detinha (PR), em Centro do Guilherme.
Ela teve a candidatura impugnada em razão de ser companheira de Josimar Cunha Rodrigues, atual prefeito do município de Maranhãozinho, vizinho a Centro do Guilherme.
Para o promotor de Justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, a candidatura exemplifica uma estratégia que vem sendo usada por 


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Mais um crime bárbaro em Parnarama.


Aconteceu neste último domingo (01) mais um crime bárbaro em Parnarama, a vítima desta fez foi um jovem de 24 anos de nome Severiano Francisco Guimarães, conhecido popularmente como Netão da Rosa, o mesmo é filho de Buriti Bravo.
Segundo informações obtidas pelo senhor Evaldo Neris Bezerra que o corpo foi encontrado por dois moradores que não quiseram se identificar, no povoado Olho D’água do Meio, dentro das terras da Fazenda Olho D’água, o mesmo encontrava-se com marcas e pauladas e uma facada profunda no pescoço.
Conforme Boletim de Ocorrência da Polícia Civil, cedido pelo delegado Francelino de Jesus Lima os autores do crime foram os senhores Romário Moraes de Sousa (24) anos, vulgo Caroço e o senhor Vando (19) anos, vulgo Rone, este é foragido da comarca de Buriti Bravo, segundo o delegado os três tinha ingerido bebidas alcóolicas em um bar da região e depois de discursão, os mesmo se desentenderam e chegaram a efetivar este crime que é considerado bárbaro.


Aplicação da Ficha Limpa é considerada o grande desafio nestas eleições

Para a presidente do TSE, o grande desafio nas Eleições 2012 será a aplicação da Ficha Limpa. “Como essa lei é nova, não há ainda jurisprudência consolidada sobre o tema”, disse a ministra Carmen Lúcia durante visita ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão na tarde desta terça-feira (10), onde conversou com membros da Corte, juízes, promotores e chefes de cartório eleitorais da Região Metropolitana e imprensa.
Acompanhada dos desembargadores Anildes Cruz (presidente do TRE-MA), José Bernardo Rodrigues (vice-presidente, corregedor e ouvidor) e Fróz Sobrinho (membro substituto), do juiz auxiliar Paulo Tamburini (TSE), do procurador regional Marcílio Nunes Medeiros (eleitoral) e do secretário-geral Carlos Henrique Braga (TSE), a ministra falou sobre a importância do processo eleitoral e do comprometimento de todos para que a cidadania seja plenamente exercida pelo eleitor.
“Estou indo de estado em estado para dizer pessoalmente que tanto o TSE como os TREs estão de portas abertas para prestar suporte permanente ao juízes eleitorais e ainda pedir que eles tenham bastante cautela ao julgar os processos que tratam da ficha limpa”, justificou a presidente do TSE.

Carmen Lúcia também ressaltou que conta com o espírito cívico da população para que a judicialização do processo eleitoral seja menor e com o apoio do Ministério Público, que atua fiscalizando.
Quanto aos servidores, ratificou que a luta dos servidores públicos federais é uma causa justa pela qual está se empenhando em resolver por considerar muito séria. Em relação à imprensa, defendeu a participação livre do setor.
Estiveram presentes à reunião os desembargadores Guerreiro Júnior (presidente do TJ) e José Luiz Almeida (membro substituto do TRE).
Segurança – Para as Eleições 2012, o TSE está elaborando um estudo para identificar aqueles municípios em que historicamente existe violência no período para contemplá-los com o reforço das Forças Armadas.
Da assessoria do TRE

terça-feira, 3 de julho de 2012

Sexta (29) foi realizada a Convenção do grupo liderado por Raimundinho Silveira.


Foi nesta sexta (29) a Convenção dos Partidos aliados ao grupo do Prefeito Raimundo Silveira, o evento deu inicio às 09:00h no Pátio da Escola Clovis Campelo do Bonfim, localizado no bairro Agrovema.
Os partidos que fazem parte da base governista e que estarão na convenção oficializando as candidaturas de prefeito em nome do Zé Henrique, vice-prefeito em nome de JJ Pereira e vereadores, sendo eles dos seguintes: PMN, DEM, PR, PRP, PRB, PSL e PHS.
Segundo informações obtidas por este blogueiro, esta será uma das maiores convenções já realizadas no município, Raimundo Silveira conta com o apoio de 07 (sete) dos 09 (nove) vereadores e muitas lideranças políticas e comunitárias, e com a aliança feita com o grupo liderado pelo ex-deputado JJ Pereira, uniu-se mais forças rumo a vitória no dia 07 de outubro, com a vinda do JJ Pereira, vieram também mais três partidos, o PMDB, PV e PSD.

Estiveram presentes também à convenção, os deputados estaduais, Carlinhos Florêncio e Alexandre Almeida, ambos entusiasmados pela candidatura do Zé Henrique, os mesmos disseram que darão total apoio a este grupo.


Raimundinho Silveira, em sua fala disse que será dado iniciou a uma nova batalha, rumo à continuidade do desenvolvimento da nossa cidade, o mesmo disse que temos o melhor candidato, o melhor e maior grupo, somos quem mais fez por Parnarama, fizemos mais escolas, mais postos de abastecimento de água, mais calçamento, asfalto, por isso estamos indicando o nome de Zé Henrique, vereador de quatro mandatos, presidente da câmara por duas vezes, foi Secretário de Saúde, homem capacitado para dá continuidade ao nosso trabalho, Parnarama não pode mais voltar atrás, não pode retroceder, Parnarama é daqui pra frente, finaliza Raimundo Silveira.

Zé Henrique falou a todos que chegou o momento tão esperado há vinte anos, dedicou grande parte de sua vida à esta cidade, e que portanto, agradece esta oportunidade em primeiro lugar a Deus, e em segundo ao Prefeito Raimundo Silveira, que sempre acreditou em sua fidelidade, nunca em nenhum momento deixei de está do lado do grupo do nosso prefeito Raimundinho, mesmo quando o grupo foi traído, sempre esteve do lado de Raimundinho. Pediu a todos que acreditam em sua candidatura, que acreditam em seu nome e no nome do nosso candidato a vice, JJ Pereira, que inteligentemente veio fazer a aliança com o nosso grupo, com certeza este grupo será vitorioso, não temos a ficha suja, como outros candidatos tem, temos a melhor equipe, o mesmo finalizou dizendo que sozinho ele não conseguirá vencer o mal, pois precisa de todos do bem para unirmos as forças e derrotarmos o que sempre destruíram nossa cidade. Depois das falas das autoridades, o mesmo foi ovacionado pelo convencionais ali presentes, e depois todos se dirigiram para o encerramento do Arraiá do Mexe Mexe.


LUCIANO LEITOA É IMBATÍVEL

Independente de cores partidárias existe uma safra de novos políticos que prometem bom desempenho. Luciano Leitoa é sem dúvida uma grata revelação. Estreou com o mandato de deputado federal(2004/2008). 

A boa convivência na Câmara dos Deputados aprimorou o talento inato. Bom orador, postura equilibrada, conciliador quando necessário,  legisla de forma coerente sem arroubos demagógicos.

Luciano Leitoa não faz restrição a convivência institucional com o governo, quando os deveres da administração estadual voltam-se em benefício da população do município de Timom.

Luciano é imbatível em Timom, mas clima de "já ganhou" não vigora no grupo dos Leitoa. A ordem no momento é reunir, discutir, escutar a população nos seus anseios, necessidades e propostas.   

Flávio Dino, Luciano Leitoa, Suely Pereira, Leonardo Coutinho, Domingos Dutra, Eduardo Braide, Rubens Pereira Junior, Luís Fernando Silva, Max Barros, Gil Cutrim, Gardeninha Gonçalves são alguns dos bons exemplos da nova safra.

Boas práticas políticas, convivência institucional entre os grupos antagônicos devem superar o modelo anacrônico e paroquial. As práticas patrimonialistas, clientelistas e fisológicas serão inexoravelmente substituídas pela transparência e probidade administrativa.

Eis o líder e o seu povo.






Fonte: Cesar Bello
Parnarama em Tempo de Politica é Assim...
As pessoas fazem a politica ser muito macabra e desonesta quando usada para interesses que não são do povo, hoje o que vemos em nosso município são fatos que todos nós parnaramense devemos julgar energicamente e tal fatos são de total desrespeitos com a população. Assistimos com muita atenção a ganancia pelo poder que colocam-nos em duvida e ao mesmo tempo se perguntando sera mesmo o interesse todo é pra cuidar bem de nosso povo? no entanto o que vemos é a sede de poder com acordos obscuros onde enchergamos com clareza o que fazem e o que querem fazer com o dinheiro publico.

Hoje, Parnarama passa por momento de muito delicado onde temos duas situações diferentes onde só quem tem capacidade de resolver é o povo somente, apos vários boatos nas ruas e notas de esclarecimento, reuniões e mais reuniões conhecemos então os nomes que fazerão parte da chapa da situação são eles Ze Henrique(PMN) (Prefeito) e J.J Pereira(PMDB) (vice). O primeiro todo mundo sabia que iria ser o escolhido por ser mais próximo ao prefeito, agora o segundo foi que surpreendeu de certa forma pois este ate pouco tempo seu não me engano alguns meses atras  fazia oposição ferrenha a atual gestão...mais a historia deste já é conhecida de todos..não vamos falar nem nos folhetos e mais folhetos que se destribuiam a cada mês com serias denuncias e criticas ao atual governo municipal e nem mesmo quantas vezes disse que não voltava, parecendo ate paixão mal resolvida, mais agora tudo esta na paz.

Remildo Fonseca este que era o mais cotado para ser o vice do Ze Henrique    no principio quando soube que o prefeito já estava trabalhando com outras  opções, não gostou e saiu da base aliada e saiu divulgando que seria candidato de oposição uma terceira via mais essa ideia durou pouco apenas  alguns meses quando fez as pazes e retornou ao grupo, mas ele queria ser mesmo era o candidato escolhido pelo prefeito aumentando assim a desordem no grupo,se passaram alguns dia e iniciaram os boatos nas ruas começaram ate sair a confirmação que ele não seria nem uma coisa nem outra, e será que ele ficou de fora? que nada, foi logo tratando de ir pro lado da oposição, apoiando assim o candidato de oposição Dr David Carvalho (PSB) e Dr Marcelo Ribeiro(PDT).

Dr David Carvalho(PSB) deve gastar mais um pouco com a equipe de advogado pois seu nome consta na lista do TCE-MA e na lista do TCU, onde nessas cortes ele não poderá mais recorrer agora só via justiça. fontes confirmam que essas pendencias são sanáveis e que poderá ser candidato sim, mais muita gente fala que ele não vai ser candidato só não esqueçamos que estamos no Maranhão na terra que tudo pode acontecer.

Dr Marcelo Ribeiro(PDT) companheiro de chapa de Dr David (PSB),  hoje  uma importante liderança em nosso município contribuindo sempre que pode com a população carente de nosso município que precisa dos serviços de saúde e não quer enfrentar o hospital da cidade.

Que o POVO saiba dessa vez fazer a escolha certa para não se arrepender depois....