A Fonte Luminosa, Parnarama-MA

A Fonte Luminosa, Parnarama-MA

sexta-feira, 27 de abril de 2012

ENTREVISTA COM O INSPETOR DE TRÂNSITO DE MATÕES EDNARD SÁ

Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias


Edinard  Sá (Exclusivo) 
Na primeira quinzena de março do corrente ano, os vereadores  votaram  na Câmara Municipal de Matões o Projeto de Lei criando o cargo de Inspetor de Trânsito. (click e veja matéria). Recém empossado no cargo,  Ednard Rocha Lima Sá (conhecido popularmente por Exclusivo), 27 anos, instrutor de trânsito, casado, morando na cidade desde 2009, fala em primeira mão ao Blog Matões Notícias sobre quais serão as medidas tomadas mais urgentes para melhorar o trânsito e o que significará a implantação do órgão regulamentador no município de Matões. Veja a entrevista:

Matões Notícias: Devido ao grande aumento de veículos automotores em Matões, o trânsito da cidade tem se tornado cada dia mais perigoso, inclusive com vítimas fatais. Desse modo, o que está sendo planejado de imediato para amenizar a situação? 

Exclusivo: O primeiro passo será dado no próximo dia 28 deste, quando será realizada uma palestra com a finalidade de iniciarmos os trabalhos de orientação. Para tanto, foi convidado o Supervisor Geral do Núcleo de Agentes de Trânsito da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, José Maurílio de C. Santos, que estará abordando temas como Educação no Trânsito,LegislaçãoDireitos e Deveres de Condutores. Mas já estamos planejando toda uma organização, que inclui sinalização das vias, que resultará em melhorias para o trânsito matoense.

Matões Notícias: Recentemente, o ex-diretor do Ciretran (Circunscrição Regional de Transito - Timon), disse em entrevista ao jornal "O Timonense" que em Matões os condutores são ignorantes. A colocação na íntegra foi esta:  "A gente parava a moto e perguntava pelos documentos e o dono respondia metendo a mão no bolso:"Tô em dias", mostrando o carnê de pagamento das prestações".

Exclusivo: A infeliz colocação do ex-diretor do Ciretran de Timon, órgão que controla o trânsito daquele município e dos de Matões e Parnarama, mostra a falta de conhecimento dele em relação aos condutores daqui. Durante todo o período que ele esteve à frente do órgão, tenho conhecimento que veio apenas uma vez a nossa cidade. Tem mais, durante sua gestão, não foi realizada nenhum tipo de campanha preventiva. Quando eles vieram, já foi para multar e apreender veículos.

Matões Notícias: Nos últimos anos, embora a Polícia Militar e a Guarda Municipal tenham tentado fazer o papel do Detran, parece que não há o respeito devido às leis de trânsito no município por parte dos condutores, isso ocorre mesmo ou é somente uma impressão?. 

Exclusivo: Vejo mais pelo sentido de que a maioria dos que cometem infrações nas vias da cidade é mais pelo desconhecimento das leis de trânsito do que realmente porque querem cometer esses abusos. Há pouca informação e pouca formação. Este será o nosso objetivo principal com a criação do Departamento de Transito Municipal, que visa, sobretudo, organizar, orientar e educar os condutores do município. 

Matões Notícias: Sobre a questão da segurança dos condutores, há uma grande polêmica no uso obrigatório de capacete para motoqueiros, visto que em algumas cidades chegou-se a facultar o uso, com a intenção de prevenir contra assaltos e outros crimes, facilitados pela não identificação dos autores. Em Matões, o uso do equipamento continuará sendo obrigatório?

Exclusivo: De acordo com o artigo 244, que regulamenta o uso do capacete, torna-se obrigatório o uso, sim. Capacete não é um equipamento para evitar multa, mas sim para diminuir o risco de acidente fatal do condutor e do passageiro. O uso do capacete do piloto é de responsabilidade de fiscalização do estado e do município. Quanto aos crimes de assaltos, cabe as polícias Militar e Civil coibir.

ACIDENTE NA AVENIDA PARNARAMA ENVOLVE TRÊS VEÍCULOS

Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias
Três veículos em acidente na Av. Parnarama 
Por volta das 14:00h, desta sexta-feira (27), aconteceu um acidente envolvendo três veículos na Av. Parnarama, em frente ao posto de combustível São João, no sentido centro da cidade. Os carros que se chocaram foram um micro-ônibus placa LWB 9733, de propriedade de Valdecy Alves, que faz linha de Matões a Teresina, uma Estradazero km (ainda sem placa), pertecente ao pastor João Colaço, e uma D-10, placa KDC 9118, dirigida por Carlos do Evaristo, do povoado Olho D'água.

O acidente ocorreu, segundo Evaristo, que não tem habilitação, em virtude do micro-ônibus ter fechado a sua passagem, fazendo-o sair da via e encontrar a traseira da Estrada, que estava estacionada no acostamento. Contudo, Valdecy Alves, motorista do micro-ônibus, disse que a D-10  forçou a passagem pelo lado direito, entre ele e a picape, causando as colisões.

Chamada ao local, a Polícia Militar notificou os motoristas e, em seguida, dispersou os curiosos, liberando o trânsito. Na Delegacia, as responsabilidades do acidente (que felizmente não causou vítimas) serão apuradas e os os prejuízos calculados.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Em Audiência Oi confirma para 2013 a disponibilidade da telefonia movél em Parnarama